Recadastramento de aposentados e pensionistas deve ser feito na Caixa Econômica ou Banco do Brasil

Ao contrário do ano passado, quando se dirigiam à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, agora em 2013, o cadastramento de aposentados e pensionistas da UFPR deve ser feito em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica. A orientação é do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Adriano Ribeiro. Segundo Adriano, os 3224 aposentados e os […]

publicado: 03/05/2013 17h50,
última modificação: 01/04/2022 15h00

Ao contrário do ano passado, quando se dirigiam à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, agora em 2013, o cadastramento de aposentados e pensionistas da UFPR deve ser feito em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica. A orientação é do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Adriano Ribeiro.

Segundo Adriano, os 3224 aposentados e os 1841 pensionistas da UFPR devem se dirigir, no mês do nascimento, a uma das agências desses dois bancos, independentemente de terem conta nestes estabelecimentos. Isto porque, somente a Caixa Econômica e Banco do Brasil estão credenciados pelo Governo Federal a realizar a atualização cadastral.

O pró-reitor explica, também, que como o cadastramento deste ano teve início somente em março, os aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro e fevereiro devem se dirigir à Central de Atendimento da Progepe (Rua Dr. Faivre, 590, térreo). Somente neste local pode ser visualizada a listagem deste público. O pró-reitor lembrou, ainda, que deverão apresentar, no banco, documento oficial de identificação com foto e CPF.

Suspensão de pagamento

Os nascidos em março e abril e que não se cadastraram nas agências bancárias, comenta a diretora do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Maria Antonia Quadros, devem aguardar correspondência individual, que será enviada pelo Governo Federal com aviso de recebimento, estipulando novo prazo. Caso, mesmo assim, esses aposentados e pensionistas não participem deste cadastramento anual, o Ministério do Planejamento suspenderá os vencimentos, diretamente no Siape.

Maria Antônia orienta, ainda, aos aposentados e pensionistas que não podem se locomover por motivos de saúde, que eles deverão solicitar que seus procuradores abram processo na Central de Atendimento da Progepe. Neste caso, uma assistente social da UFPR fará uma visita na residência e fará o cadastramento.Para os aposentados que residem no exterior, a orientação da diretora do DAP é para que procurem o consulado ou embaixada do Brasil, no país onde moram atualmente.