PROGRAMA DA PROVA DO CARGO DE ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO


Português:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Legislação:
1. Direito Administrativo : Lei 8.112 de 11/12/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências; Lei 8.666 de 21/06/93 que regulamenta o art. 37, XXI da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências e Lei 9.784 de 29/01/99 que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
2. Constituição Federal: Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado (Capítulo VII - Da Administração Pública)
3. Código Civil:Título II - Das pessoas jurídicas. Titulo IX - Da responsabilidade Civil.
4. Código Penal: Título XI - Dos Crimes Contra a Administração Pública.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Noções de Informática:
1. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer.
2. Noções consistentes de uso da Internet utilizando o Internet Explorer e o Outlook Express.
3. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows.
4. Noções consistentes de escrita e editoração de texto utilizando o Microsoft Word.
5. Noções consistentes de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Excel.
6. Noções básicas, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos.

Matemática:
1. Operações com números reais (incluindo radiciação e potenciação).
2. Divisão Proporcional (Razão e proporção).
3. Regra de três simples e composta.
4. Porcentagem.
5. Juro simples e Compostos.
6. Equação de 1° e 2° graus.
7. Sistema de equações do 1° grau.
8. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
9. Sistemas de medidas usuais.
10. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo.
11. Noções de Trigonometria, teorema de Pitágoras.
12. Noções de estatística e de probabilidades.
13. Raciocínio lógico.
14. Resolução de situações-problema.