PROGRAMA DA PROVA DO CARGO DE COREÓGRAFO


Português:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Legislação:
1. Direito Administrativo : Lei 8.112 de 11/12/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências; Lei 8.666 de 21/06/93 que regulamenta o art. 37, XXI da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências e Lei 9.784 de 29/01/99 que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
2. Constituição Federal: Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado (Capítulo VII - Da Administração Pública)
3. Código Civil:Título II - Das pessoas jurídicas. Titulo IX - Da responsabilidade Civil.
4. Código Penal: Título XI - Dos Crimes Contra a Administração Pública.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Noções gerais sobre a História da Dança no Ocidente: conceitos estéticos e funcionais do corpo, do movimento e da dança no Renascimento; a criação das Academias e profissionalização da dança no século XVI e XVII; conseqüências estéticas e técnicas da ida da dança do palácio (corte) para o teatro (dança acadêmica); as reformas na dança a partir de Jean Georges Noverre; conceitos e preceitos sobre o ballet d’action, os gêneros ópera-ballet e commédie-ballet; o Romantismo na dança no século XIX – principais obras, bailarinos e coreógrafos do período; modelos estéticos aplicados às obras coreográficas do período, inovações na cena, na dança e no corpo em movimento; as coreografias de repertório clássico; formulações estéticas da dança clássica russa – era Marius Petipa; o movimento renovador do ballet moderno – a era de Diaghilev e os Ballets Russes; os princípios coreográficos de Michel Fokine; obras coreográficas dos Ballets Russes: Les Sylphides (Fokine) L’Après Midi d’um Faune (Nijinsky); Sacre (Nijinsky); Parade (Massine) e Appolon Musagètte (Balanchine); o surgimento da dança moderna americana – precursores, teóricos, criadores e discípulos; as influências do movimento Expressionista (nas artes em geral) e da Bauhaus na formulação da dança moderna germânica; o surgimento da dança pós-moderna – o movimento da Judson Church – conceitos estéticos e filosóficos; principais representantes pós-modernos na dança americana e européia no século XX; a dança contemporânea: rumos e tendências coreográficas; a performance, o happenning e o work in progress aplicados à dança; noções sobre a História da Dança teatral no Brasil: origens, apogeu e tendências atuais.
2. Noções gerais sobre teoria do movimento na dança: noções gerais sobre alinhamento, postura, e posicionamento em dança moderna; os quatro fatores de movimento, segundo Rudolf von Laban- Espaço, Tempo, Fluxo e Peso e seus elementos constituintes; noções sobre Kinesfera, Icosaédro, planos de movimento e a cruz dos esforços segundo Laban.