PROGRAMA DA PROVA DO CARGO DE DIRETOR DE ECONOMISTA


Português:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Legislação:
1. Direito Administrativo : Lei 8.112 de 11/12/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências; Lei 8.666 de 21/06/93 que regulamenta o art. 37, XXI da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências e Lei 9.784 de 29/01/99 que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
2. Constituição Federal: Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado (Capítulo VII - Da Administração Pública)
3. Código Civil:Título II - Das pessoas jurídicas. Titulo IX - Da responsabilidade Civil.
4. Código Penal: Título XI - Dos Crimes Contra a Administração Pública.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Microeconomia: Teoria do Consumidor: Comportamento do Consumidor; Demanda individual e de Mercado; Escolha sob incerteza; Teoria da Firma: tecnologia e as funções de produção; Condições para uma produção eficiente; Custos de produção; Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, monopsônio, concorrência monopolística, oligopólio; Determinação de preços e poder de mercado; Equilíbrio geral e eficiência econômica; Externalidades e bens públicos; Mercados com informações assimétricas.
2. Macroeconomia: Conceitos básicos de macroeconomia; Contas nacionais; Modelos macroeconômicos: clássicos, keynesianos, monetaristas, novos clássicos e novos keynesianos; Consumo, poupança e investimento; Oferta e demanda de moeda; Política econômica: fiscal e monetária; Taxas de câmbio e o sistema monetário internacional; Política monetária e fiscal em economia aberta; Balanço de pagamentos. Banco Central e os instrumentos de controle monetário. Métodos Quantitativos: Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Esperança matemática; Distribuição normal; Intervalo de confiança; Teste de hipótese; Análise de variância; Medidas de desigualdade; Números índices; Cálculo de valores reais ou deflacionados; Mudança de base; Medidas de concentração; Modelo de regressão linear simples e múltipla: especificação e estimação; Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados; Inferência no modelo de regressão: estimação do intervalo de confiança, teste de hipótese e previsão; Violação das hipóteses básicas: heterocedasticidade e autocorrelação; Análise de séries temporais.
3. Elaboração e análise de projetos: Projeto e processo de planejamento; Estrutura e etapas de um projeto; Identificação de oportunidades de investimento; Técnicas quantitativas de projeção da demanda; Critérios quantitativos de seleção de alternativas; Risco e incerteza em decisões de investimento; Pesquisa de mercado; Financiamento de projetos; Análise custo-benefício; Análise custo-efetividade; Gestão de projetos; Ciclo de vida do projeto.
4. Perícia econômico-financeira: Regulamentação da atividade; Sistema de amortização de empréstimos; Cálculo de processos judiciais; Elaboração de laudos periciais e diligências; Normas profissionais do perito economista; Cálculos econômicos financeiros. Mediação e arbitragem: Câmaras de mediação e arbitragem; Direitos patrimoniais disponíveis; Técnicas alternativas de resolução de conflitos; Lei 9.307/96.