PROGRAMA DA PROVA DO CARGO DE SECRETÁRIO EXECUTIVO (MATINHOS)


Português:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Legislação:
1. Direito Administrativo : Lei 8.112 de 11/12/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências; Lei 8.666 de 21/06/93 que regulamenta o art. 37, XXI da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências e Lei 9.784 de 29/01/99 que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
2. Constituição Federal: Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado (Capítulo VII - Da Administração Pública)
3. Código Civil:Título II - Das pessoas jurídicas. Titulo IX - Da responsabilidade Civil.
4. Código Penal: Título XI - Dos Crimes Contra a Administração Pública.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Desenvolvimento sustentável.
2. Modo e meio de vida no litoral paranaense.
3. Educação pública no litoral do Paraná.
4. Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFPR – Litoral e o exercício da carreira pública.
5. A área secretarial e a administração pública: Regulamentação da profissão; Código de Ética; Gestão de processos públicos; Recursos Humanos na Administração Pública.
6. Administração de conflitos; Gestão de processos; Relações Humanas.
7. Gerenciamento de documentos: GED (Gerenciamento eletrônico de documentos); Sistemas e métodos de arquivamento; Documentação (conceito, importância, normatização etc); preservação de documentação.
8. Automação do escritório: Inovações tecnológicas; Automação de processos administrativos (programas especialistas); Máquinas e equipamentos; aplicativos de informática específicos às atividades laborais.
9. Gerenciamento de informações: Elementos no processo de comunicação.
10. Gestão Secretarial: Relações Públicas; Delegações; Supervisão de equipes de trabalho Qualidade total de processos administrativos e aplicada a “vida” no trabalho; Conhecimento e aplicação de inteligência emocional no trabalho.
11. Gestão de eventos: planejamento, organização e execução; Cerimonial e protocolo públicos.