Avaliação de desempenho 2025


Como responder a Avaliação de Desempenho 2025?

Todos(as) os(as) servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da UFPR, ingressos até 31 de dezembro de 2024, detentores(as) ou não de cargo de chefia, devem acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas da UFPR (https://intranet.ufpr.br/avaliacao), para responder os questionários referentes a cada tipo de avaliação.

A Avaliação de Desempenho na UFPR é composta pelos seguintes tipos de avaliação:
1. Autoavaliação (avaliação que o(a) servidor(a) faz de si mesmo).
2. Avaliação da Equipe de Trabalho (avaliação que o(a) servidor(a) faz de sua equipe).
3. Avaliação que a chefia imediata faz do(a) subordinado(a).
4. Avaliação que o(a) subordinado(a) faz de sua chefia imediata).
5. Avaliação Setorial.
6. Avaliação Institucional.

Logo, o(a) servidor(a) é avaliado(a) por um conjunto de pares, subordinados(as), chefia imediata e equipe de trabalho nas seguintes competências: conhecimento técnico, gerencial e estratégico, responsabilidade, reconhecimento, colaboração, produtividade, comprometimento, relacionamento interpessoal e comunicação.

ATENÇÃO! A Avaliação da Equipe de Trabalho refere-se à avaliação de TODOS os membros da equipe, ou seja, o(a) servidor(a) não avalia seu colega de trabalho e vice-versa, pois está incluído na equipe (a nota concedida neste questionário é a média das notas atribuídas por todos da equipe).


Periodo complementar da Avaliação de Desempenho 2025

O período complementar da Avaliação de Desempenho 2025 estará disponível no Sistema AD Técnicos, das 13 horas do dia 05/05/2025 até as 17 horas do dia 20/05/2025.

No período complementar, os servidores devem acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas UFPR, para verificar o comprovante provisório e, caso necessário, responder aos questionários pendentes da Avaliação de Desempenho 2025. Este período adicional permitirá que os servidores e chefias imediatas respondam somente os questionários pendentes, sendo vedada a alteração dos questionários já respondidos no mês de março de 2025.

O comprovante provisório da Avaliação de Desempenho 2025 será disponibilizado no Sistema AD Técnicos, sendo responsabilidade do servidor acessar e conferir o comprovante gerado. Este comprovante contém as informações pessoais do servidor, as notas atribuídas em cada tipo de questionário respondido, a nota final provisória e a data de emissão do documento.

O comprovante pode ser verificado acessando o Sistema AD Técnicos, clicando na opção “REALIZAR AVALIAÇÃO” no menu lateral esquerdo da tela e depois no ícone “Obter comprovante” ao lado da linha da “AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2025” (como na figura abaixo).

    No comprovante provisório da AD 2025, as notas indicadas com asterisco (*) significam que existem questionários pendentes de respostas que poderão ser calculadas no período complementar.

    Duvídas em relação ao conteúdo do comprovante podem ser verificadas fazendo contato com a Seção de Avaliação em seus canais oficiais: Teams, e-mail sav.cdp@ufpr.br ou telefone 3360-4510.


    Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2025

    A segunda fase da Avaliação de Desempenho 2025 estará disponível no Sistema AD Técnicos, das 13 horas do dia 06/03/2025 até as 17 horas do dia 31/03/2025.

    Durante este período, todos(as) os(as) servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da UFPR, ingressos até 31 de dezembro de 2024, detentores(as) ou não de cargo de chefia, deverão acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas, e realizar a Avaliação de Desempenho 2025.

    Inclui-se os(as) servidores(as) que se encontram em férias, cedidos(as) para outros órgãos, em colaboração técnica, afastados(as) com remuneração, afastados(as) para estudos (pós-graduação, pós-doutorado) e em licença (maternidade, capacitação, tratamento da própria saúde, licença por motivo de doença em pessoa da família).

    Os(as) servidores(as) deverão acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas UFPR (https://sistemas.ufpr.br/), e seguir as instruções:

    1. Inserir Usuário e Senha.
    2. Clicar no ícone AD Técnicos Avaliação de Desempenho.
    3. Efetuar o login novamente para prosseguir.
    4. Clicar em REALIZAR AVALIAÇÃO no menu lateral esquerdo da tela.
    5. Ao abrir a tela, confirmar o Caso AD em que está enquadrado, de acordo com o Anexo I da Resolução nº 06/2020 – COPLAD.
    6. Responder os questionários disponíveis.
    7. É obrigatório preencher o campo “JUSTIFICATIVA” da nota e escolher pelo menos uma competência (para capacitação e aprimoramento da chefia) para poder finalizar a avaliação.
    8. Salvar as questões e confirmar a conclusão do questionário.
    CONTESTAÇÕES
    1. Ao registrar uma Contestação, especifique claramente o que precisa ser alterado em sua Avaliação de Desempenho. Seja claro e conciso no que está solicitando. Se sua Contestação for para alterar a chefia imediata, informe o nome da chefia correta. Se sua Contestação for para alterar o Caso AD, informe o caso correto.
    2. As Contestações referentes a alteração das informações pessoais e lotação serão corrigidas no Sistema AD Técnicos somente após a Avaliação de Desempenho 2025, portanto, não há necessidade de registrar nova Contestação neste momento.
    3. Não é necessário registrar várias Contestações a respeito do mesmo assunto, pois isso gera acúmulo de Contestações a serem respondidas e, por consequência, na demora do atendimento da sua Contestação.

    Primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025

    A primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025 estará disponível no Sistema AD Técnicos, das 13 horas do dia 14/01/2025 até as 17 horas do dia 31/01/2025.

    Durante este período, todos(as) os(as) servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da UFPR, ingressos até 31 de dezembro de 2024, detentores(as) ou não de cargo de chefia, deverão acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas (https://sistemas.ufpr.br/), para conferir as informações pessoais, confirmar a chefia imediata, conforme Anexo I da Resolução nº 06/2020 – COPLAD.

    Inclui-se os(as) servidores(as) que se encontram em férias, cedidos(as) para outros órgãos, em colaboração técnica, afastados(as) com remuneração, afastados(as) para estudos (pós-graduação, pós-doutorado) e em licença (maternidade, capacitação, tratamento da própria saúde, licença por motivo de doença em pessoa da família).

    Servidores afastados para tratamento de saúde por 180 dias ou mais, dentro do período avaliativo 2024, não participarão do programa de Avaliação de Desempenho de 2025.

    Nesta primeira fase da Avaliação de Desempenho, os(as) servidores(as) deverão acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas UFPR (https://intranet.ufpr.br/avaliacao), e seguir as instruções:

    1. Inserir Usuário e Senha.
    2. Clicar em REALIZAR AVALIAÇÃO no menu lateral esquerdo da tela.
    3. Ao abrir a tela, conferir as informações pessoais e, se estiverem corretas, clicar em “Todas as minhas informações estão corretas“. Se estiverem incorretas, clicar em “Desejo abrir uma Contestação, pois existem dados incorretos“.
    4. Ao clicar em “Todas as minhas informações estão corretas“, a tela seguinte refere-se a confirmação da chefia imediata. Conferir as informações referentes a chefia imediata e, se estiverem corretas, clicar em “Minha chefia imediata está corretamente indicada“. Se as informações estiverem incorretas, na mesma tela é possível corrigir a chefia imediata. Para tanto, clicar em “Corrigir Chefia Imediata“. Alterar os dados e clicar em “Alterar Chefia Imediata“. Caso não consiga realizar essa alteração, clicar em “Desejo abrir uma Contestação, pois existem dados incorretos”. Se a chefia for confirmada erroneamente, não há possibilidade de alterar. Para tanto, é necessário abertura de Contestação contendo o nome da chefia correta para que a correção seja feita administrativamente no Sistema.
    5. Após confirmar a chefia imediata, a tela seguinte refere-se à confirmação dos subordinados. Se exerceu cargo de chefia, clicar em “Correto, exerci cargo de chefia em 2024“. Conferir os dados dos subordinados e, se estiverem incorretos, abrir uma Contestação no menu lateral esquerdo da tela. Caso não tenha exercido cargo de chefia, desconsiderar esta tela.

    Observação: Ao acessar o Sistema AD Técnicos e o mesmo apresentar uma página com a informação “ocorreu um erro inesperado!“, solicitamos fazer um print da tela e abrir um Chamado no Portal de Sistemas UFPR (https://sistemas.ufpr.br/).

    O Sistema faz a leitura da última Avaliação de Desempenho, então, é muito importante que o(a) servidor(a) se atenha na confirmação da Chefia Imediata para que proceda a alteração corretamente em casos de movimentação ou mudança de chefia durante o período avaliativo.

    Os(As) servidores(as) que possuem duas matrículas de Técnico-administrativo na UFPR devem confirmar as informações pessoais e a chefia imediata em cada uma das matrículas, separadamente. Para tanto, devem acessar o Sistema AD Técnicos duas vezes, uma para cada matrícula.

    Os(As) servidores(as) em exercício em outros órgãos devem acessar o Sistema AD Técnicos para confirmar as informações pessoais e a chefia. É muito importante que as informações referentes a chefia sejam confirmadas corretamente, pois somente após esta confirmação é que a chefia receberá um link para proceder a avaliação do subordinado.

    Após a realização da primeira fase da Avaliação de Desempenho, a confirmação referente as informações pessoais e chefia imediata serão salvas no Sistema AD Técnicos. A Seção de Avaliação/CDP/PROGEPE fará a conferência de tais dados e, se houver necessidade, procederá as devidas alterações e correções. As Contestações registradas durante a primeira fase serão respondidas até 31/01/2025. Não há necessidade de registrar várias Contestações a respeito do mesmo assunto. Para confirmar se a sua Contestação foi registrada com sucesso, verifique seu e-mail institucional (aba “Destaque” e aba “Outros”).