Nova Resolução sobre Avaliação de Desempenho é aprovada pelo COPLAD

publicado: 13/10/2025 16h22,
última modificação: 13/10/2025 16h22

Em 06 de outubro de 2025, foi publicado no site da Secretaria dos Órgão Colegiados, a Resolução 32/25 – COPLAD, que aprova o Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Paraná.

A nova Resolução foi aprovada pelo Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) em 16 de setembro de 2025, revogando a Resolução nº 21/08-COPLAD.

A revogação da Resolução nº 21/08-COPLAD e a aprovação da nova normativa foram motivadas por fatores legais, metodológicos e institucionais, entre os quais se destacam:

  • adequação à Lei nº 15.141/2025, que reduziu de 18 para 12 meses o interstício para progressão por  mérito dos servidores técnico-administrativos, exigindo ajustes nos prazos e ciclos avaliativos.
  • nova metodologia da Comissão Própria de Avaliação (CPA), baseada em dados qualitativos, que inviabiliza o aproveitamento direto de seus resultados para fins de avaliação individual. Assim, a nova resolução elimina a utilização das notas da Avaliação Institucional e Setorial na composição da média da Avaliação de Desempenho, alinhando a prática da UFPR a outras universidades e institutos federais.
  • centralização da coordenação do processo avaliativo pela PROGEPE/CDP, garantindo padronização, consistência metodológica e maior agilidade na aplicação do instrumento de Avaliação de Desempenho.
  • atualização normativa, uma vez que a Resolução nº 21/08 encontrava-se defasada, mesmo após alterações pontuais em 2020 e 2023. A nova redação consolida as mudanças recentes e adequa o processo às demandas atuais da Instituição e da carreira.
  • antecipação do cronograma da Avaliação de Desempenho para o próprio ano de referência, de modo que, entre novembro e dezembro (do próximo ano), todos os servidores deverão acessar o sistema da AD para conferir seus dados pessoais e confirmar a chefia imediata.

Com a aprovação da nova resolução, a UFPR reforça seu compromisso em assegurar um processo de avaliação transparente, atualizado e alinhado às legislações vigentes, fortalecendo a gestão de pessoas e valorizando o desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos.





O conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.