Exames médicos periódicos 2023

UFPR convoca servidores para exames médicos periódicos

publicado: 26/05/2023 15h53,
última modificação: 18/09/2023 12h16

Os servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram a ser convocados, nesta semana, pelo SouGov.br (app ou web) para participar do Programa de Exames Médicos Periódicos (PEMP/UFPR), os quais contemplam exames laboratoriais e consulta médica – e podem abranger outros exames complementares.

A previsão é de que a Unidade de Saúde Ocupacional do Servidor (USOC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) convoque mais de 2.500 mil servidores para os exames em 2023.

O Decreto 6.856/2009, art 4°, inciso II, prevê a periodicidade anual do exame para os servidores com idade acima de 45 anos, portanto a convocação se dará para os servidores(as) regidos pela Lei nº 8112/1990, em atividade nesta UFPR, a partir desta faixa etária.

Destaque-se que no ano 2022, a UFPR ofereceu o exame médico periódico para todos os servidores, sendo que as consultas finalizaram no mês de março último, em razão dos reflexos da pandemia de COVID. A expectativa é de que em 2024 o calendário dos exames periódicos na UFPR retorne à sua programação normal.

Cada servidor que tenha previsão de realização anual do exame periódico será convocado pelo SouGov.br e receberá uma notificação automática no endereço de e-mail que está cadastrado no SIAPE.

Os exames de mamografia e a coleta de Papanicolau estão disponíveis para as servidoras do sexo feminino, não sendo obrigatória a sua realização. Caso haja interesse na realização desses exames, o agendamento poderá ser feito pelo CASA 3 – telefone (41) 3361-3066.

Caso a opção seja por fazer os exames laboratoriais e complementares de modo particular ou pelo seu convênio, os servidores poderão solicitar a requisição pelo link bit.ly/requisicaousoc para os exames laboratoriais e, no caso da requisição para os exames de mamografia e Papanicolau, pede-se que consulte seu(a) Ginecologista.

A PROGEPE ressalta que a participação dos servidores é fundamental, seja por meio da confirmação da realização ou por sua recusa, sendo que em qualquer das situações, o servidor deverá formalizar a sua opção no SouGov.br. A participação do servidores é recomendada e permite à instituição acompanhar a saúde dos servidores, elaborar programas de promoção da saúde, rastrear e diagnosticar de forma precoce os agravos à saúde relacionados ao trabalho. Os exames médicos periódicos integram a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal.

Acesse todas as orientações para participar dos exames médicos periódicos da UFPR aqui, ou baixe o arquivo PDF.