Validação Cadastral 2026

publicado: 21/05/2026 17h41,
última modificação: 21/05/2026 17h41

A Pró – Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná informa que o prazo para realização da Validação Cadastral – Ciclo 2026 encerra-se em 31 de maio de 2026, conforme orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Reitera-se às pessoas servidoras do quadro da Universidade Federal do Paraná, ativas, aposentadas e beneficiárias de pensão a importância e necessidade de fazer a referida validação dentro do prazo estabelecido, considerando que o Comunica SIPEC nº 566525 e com a Portaria MGI nº 1.476, de 25 de fevereiro de 2026 dispõe de que não haverá possibilidade de realizar a validação após o encerramento do mesmo.

A atualização cadastral é obrigatória para os agentes públicos federais registrados nos sistemas estruturantes de gestão de pessoal, incluindo:

  • servidores docentes e técnico-administrativos ativos;
  • servidores aposentados;
  • beneficiários de pensão civil;
  • servidores cedidos, afastados, licenciados ou em exercício no exterior.

Como realizar a validação

O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela plataforma SouGov.br, disponível:

  • via aplicativo para dispositivos móveis; ou
  • na versão web do sistema.

Durante o processo, o servidor deverá conferir e validar seus dados pessoais e funcionais cadastrados nos sistemas do Governo Federal.

Atenção ao prazo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que:

  • a validação cadastral não poderá ser realizada após 31/05/2026;
  • os agentes públicos que não concluírem o procedimento poderão ser notificados automaticamente;
  • as unidades de gestão de pessoas devem intensificar a divulgação da obrigatoriedade da atualização cadastral.

Representante legal

O comunicado também esclarece que a funcionalidade de validação cadastral por representante legal, anteriormente mencionada pelo Governo Federal, não foi disponibilizada para o ciclo de 2026.

Nos casos em que o agente público estiver impossibilitado de realizar a validação, a unidade de gestão de pessoas poderá registrar exceção no sistema Sigepe, mediante justificativa formal da impossibilidade.

Principais mudanças do ciclo 2026

Entre as alterações implementadas pelo Governo Federal, destacam-se:

  • novo período anual de validação: de 1º de abril a 31 de maio;
  • validação em apenas um vínculo nos casos de acumulação lícita de cargos;
  • dispensa de nova validação em casos de movimentação entre órgãos, quando já realizada anteriormente;
  • ingresso durante o período de validação habilita participação apenas no ciclo seguinte.

Mais informações

Mais detalhes e orientações oficiais podem ser consultados no portal do Governo Federal: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/atualizacao-cadastral

A PROGEPE recomenda que os servidores realizem a validação o quanto antes, evitando dificuldades de acesso ao sistema nos últimos dias do prazo.





O conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.