SouGov
Conheça mais sobre o SouGov! Você já tem acesso?
O aplicativo SouGov.br foi desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e sua Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia.
O aplicativo SouGov.br pode ser acessado pelo celular, instalando a partir das lojas virtuais ou através da versão web:
Para acessar o aplicativo ou a versão web do SouGov, é necessário ter uma conta Gov.br com nível de segurança Prata ou Ouro.
Conta e segurança
Se ainda não possui uma conta Gov.br, verifique informações sobre a conta e como criá-la aqui.
Conta cadastrada com nível Bronze? Se sim, entre em acesso.gov.br, acesse a sua conta Gov.br, clique em “Segurança da conta”. Na sequência, clique em “Aumentar nível da conta”. Você poderá tornar seu conta prata ou ouro verificando os serviços necessários para confirmação da autenticidade, fazendo login no SIGEPE, Justiça Eleitoral ou com certificado digital.
Ressalta-se que o Nível Prata é possível pelo Cadastro validado em base de dados de servidores públicos da União, ou seja, a validação por meio da senha cadastrada no Sistema de Gestão de Acesso SIGEPE/SIGAC. Para isso, siga as orientações ao clicar no passo a passo.
Assista ao vídeo tutorial com o passo a passo para se conectar ao SouGov.br: https://youtu.be/jzktfuYqmv0
SIGEPE/SIGAC
Orientações aos usuários do SIGEPE/SIGAC pertencentes à Universidade Federal do Paraná
Para desbloquear o seu usuário no SIGEPE/SIGAC, siga o tutorial para desbloqueio de usuário SIGEPE/SIGAC.
Se o sistema apresentar a mensagem “Usuário bloqueado. Entre em contato com sua unidade de Gestão de Pessoas para realizar o desbloqueio”, os servidores ativos e aposentados, pensionistas, médicos residentes e estagiários da Universidade Federal do Paraná deverão entrar em contato com a Seção Central de Atendimento da PROGEPE pelo e-mail cas@ufpr.br, utilizando o seu e-mail cadastrado junto ao SIGEPE/SIGAC, para solicitar o desbloqueio. No e-mail de solicitação de desbloqueio deverão ser informados os seguintes dados: nome completo e o número do CPF.
ATENÇÃO: O e-mail acima indicado atende exclusivamente os usuários do SIGEPE/SIGAC pertencentes à Universidade Federal do Paraná. Usuário do SIGEPE/SIGAC que não pertence à Universidade Federal do Paraná deverá entrar em contato com a sua unidade de Gestão de Pessoas para solicitar o desbloqueio.
Perguntas Frequentes e Tutoriais
Abaixo apresentamos várias informações e vídeos (tutoriais) disponibilizados pelo Ministério da Economia sobre o SIGEPE/SIGAC e SouGov (aplicativo e versão web).
Perguntas frequentes – SIGEPE/SIGAC
- Como criar senha para acessar o SIGEPE/SIGAC – Primeiro Acesso?
- Esqueci minha senha de acesso ao SIGEPE/SIGAC. Como proceder?
- Como alterar a minha senha do SIGEPE/SIGAC?
- Minha senha de acesso ao SIGEPE/SIGAC está bloqueada. Como faço para efetuar o desbloqueio?
- Obter acesso (após desbloqueio pela Unidade de Gestão de Pessoas ou como o Token)
- Desbloqueio por erro cadastral – “Usuário bloqueado. Entre em contato com a Unidade Gestora”
- Orientação sobre mensagem de erro nos navegadores
- Acesso ao comprovante de rendimentos para declaração de Imposto de Renda
Perguntas frequentes – SouGov.br (aplicativo e versão web)
- O que preciso para me conectar ao aplicativo (APP) SouGov.br?
- Como instalar e acessar o aplicativo SouGov.br?
- Como recupero minha senha do aplicativo SouGov.br?
- Como cadastrar dispositivo no SouGov.br?
- Como configurar Biometria (impressão digital e reconhecimento facial) no SouGov.br?
- O que é Selo de Confiabilidade (Ouro e Prata)? Como posso obter esses selos?
Perguntas frequentes – Funcionalidades e solicitações disponíveis no SouGov.br
- Afastamento
- Atestado de Saúde
- Auxílio Transporte
- Comprovante de rendimentos (IRPF)
- Consignações/Empréstimos
- Consulta e Atualização de Dados Cadastrais
- Contracheque
- Férias
- Ficha Financeira Anual
- Alteração de Dados Bancários
- Autorização de acesso à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física
- Solicitação de Licença Gestante, Paternidade e Adotante
Perguntas frequentes – Prova de vida pelo SouGov.br
Perguntas frequentes – Conta Gov.br (necessária para ter acesso ao SouGov.br)
Vídeos tutoriais – SouGov.br (aplicativo e versão web)
Acesso, navegação e solicitações disponíveis:
Vídeos tutoriais – Cartilha digital – Funcionalidades do SouGov.br
Cartilha Digital SouGov.br – Ministério da Economia
- 1 – Como faço a minha conta?
- 2 – Como recupero minha senha por e-mail?
- 3 – Como recupero minha senha por mensagem de texto no celular?
- 4 – Como recupero minha senha pelo aplicativo do meu banco?
- 5 – Como recupero minha senha no meu banco?
- 6 – Como recupero minha senha por validação facial?
- 7 – Como recupero minha senha pelo suporte GOV.BR?
- 8 – Como navego no SouGov.br?
- 9 – Como consulto meu comprovante de rendimentos no SouGov.br?
- 10 – O que é e como consulto minha ficha financeira anual no SouGov.br?