CPA – Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional visa à melhoria da qualidade da educação superior, assegurada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que inclui em seu processo a avaliação:

  1. das instituições de educação superior,
  2. dos cursos de graduação, e
  3. do desempenho acadêmico de seus estudantes.

Os resultados da Avaliação Institucional constituem referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior para os atos de:

  1. credenciamento e renovação de credenciamento de instituições de educação superior, e
  2. autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

A Lei do SINAES (Lei n.º 10.861/2004) prevê a Avaliação Externa e a Avaliação Interna, sendo esta última de competência da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Assim, a CPA é responsável pela condução das políticas internas de avaliação e por coordenar a aplicação de pesquisas aos servidores e alunos da instituição.

As pesquisas visam estimular o autoconhecimento e aprimorar a instituição, por meio de uma análise reflexiva dos resultados, que levam os gestores a nortear o planejamento interno das unidades e a priorizar as ações de melhorias com base na percepção da comunidade interna.

Na UFPR, a CPA é formada por representantes dos segmentos dos técnicos, dos docentes, da administração, dos discentes e da sociedade civil. Conta com o apoio da Secretaria Executiva de Avaliação Institucional e de Representantes ou Comissões Locais de Assessoramento.