Encontra-se em andamento no Ministério do Planejamento procedimento licitatório para contratação dos serviços de preparação, digitalização e integração dos documentos existentes nas pastas funcionais dos Servidores do Governo Federal que em conjunto à atualização cadastral dos aposentados e pensionistas da União, formará um grande arquivo digital com os dados e históricos funcionais dos servidores civis que recebem pelo Tesouro Nacional. Este arquivo será a base informacional para que os módulos do novo Sistema de Gestão de Pessoas, que substituirá o SIAPE, possam trabalhar de maneira mais rápida e segura.
Estas ações objetivam a centralização, uniformização, transparência e visam assegurar o controle da legitimidade dos procedimentos de atualização e manutenção dos dados cadastrais, proporcionando assim, a continuidade do recebimento dos proventos, pensões e benefícios destinados ao Servidor.
A criação do Assentamento Funcional Digital – AFD possibilitará a diminuição drástica do volume de papeis armazenados e tramitados. O AFD constituirá de um banco referencial, de dados e imagens das pastas funcionais, com indexadores para localização dos documentos de maneira online e ainda disponibilizará documentos digitalizados aos órgãos públicos federais, com assinatura digital usando certificado da ICP-Brasil, dando início ao processo de produção e aceitação de documentos eletrônicos ou digitais equivalentes aos seus representantes em papel.
Este trabalho será inicialmente desenvolvido por empresa terceirizada contratada pelo Ministério do Planejamento, através de sua Coordenação Geral de Recursos Logísticos, e após a execução dos serviços os trabalhos de manutenção serão realizados pela própria UFPR, pelos servidores lotados no DAP/SAM-PROGEPE, que inclusive já realizaram treinamento no portal SIPEC.
Já estão sendo tomadas as providências para aquisição dos equipamentos necessários determinadas do Projeto AFD do Ministério do Planejamento,que abriu a Intenção de Registro de Preços – IRP nº 01/2014, para que as Unidades de Recursos Humanos dos Órgãos integrantes do SIPEC possam registrar a intenção de compra de scanners e monitores de vídeo para o Projeto AFD, os quais já foram especificados pela Coordenadoria Geral de Gestão do Desenvolvimento e da Manutenção de Sistemas daquele Ministério