SEGEP lança novo SIORG

Uma das grandes inovações é a transformação do novo SIORG em uma ferramenta de gestão A Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão promoverá nesta segunda-feira (9) o lançamento do novo Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (SIORG), realizado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília. O […]

publicado: 09/06/2014 15h54,
última modificação: 01/04/2022 15h58

Uma das grandes inovações é a transformação do novo SIORG em uma ferramenta de gestão

A Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão promoverá nesta segunda-feira (9) o lançamento do novo Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (SIORG), realizado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

O SIORG é um sistema informatizado que contém o cadastro oficial das informações organizacionais, as competências e os cargos em comissão e funções de confiança dos órgãos e entidades integrantes da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Federal.

Uma das grandes inovações é a transformação do novo SIORG em uma ferramenta de gestão, pois anteriormente estava ligado principalmente à função de cadastramento das estruturas organizacionais. “O novo SIORG fortalece a APF com uma solução orientada a processos de gestão de estruturas organizacionais e plenamente aberta a integrações, propiciando também uma visão global de temáticas fundamentais a uma gestão de resultados para o Estado e a Sociedade”, explica o gerente de negócio do novo SIORG do MP, Tiago Lins.

O novo instrumento aperfeiçoa a gestão pública do Governo Federal trazendo mais transparência, facilidade de acompanhamento nos processos e controle social pelos cidadãos e pela sociedade civil. Além de benefícios como fortalecimento da capacidade de entrega de serviços e resultados por meio do aumento da integração entre os diversos sistemas de governo; otimização de recursos públicos mediante apoio à tomada de decisões de alocação de recursos com base em informações gerenciais de qualidade e ganhos de modernização tecnológica das operações governamentais.

O sistema promoverá ainda a descentralização da gestão. Para tal, o MP deixará de ser o fomentador exclusivo do SIORG e disseminará o seu uso por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Dessa forma os órgãos poderão atualizar suas informações de forma autônoma.

Cabe ressaltar que em virtude da implementação do novo SIORG, o banco de dados do sistema atual não será mais atualizado. A antiga plataforma ficará acessível aos usuários para fins de integração até o dia 30 desse mês, quando será desativada.

Veja orientações para adequar sua integração com o novo SIORG neste link: http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/novo-siorg





O conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.