A Universidade Federal do Paraná, como já anunciou na quinta-feira, dia 08 de maio, fez adesão, assim como o conjunto das Instituições Federais de Ensino, à implantação dos avanços à carreira técnica administrativa, previstas, advindas e decorrentes das alterações do que dispõe a Medida Provisória nº 1286, de 31 de dezembro de 2024, e em consonância com o disposto na minuta de resolução da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC/PCCTAE).
Na operacionalização das ações, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR deu início às ações relacionadas à progressão por mérito, estimando a possibilidade de implantação na folha de pagamento do mês de maio/2025.
No que se refere à aceleração da progressão por capacitação, trabalha-se para a abertura de processo coletivo, sem necessidade de aberturas de processos individuais.
A instrução deste documento contemplará as justificativas de amparo legal e resultará na emissão de portaria, também coletiva, como ato administrativo institucional para a implantação da aceleração da progressão por capacitação. A abertura do processo será realizada, ainda, no mês de maio, com a emissão da portaria.
Os lançamentos serão feitos no Sistema, de forma manual e individual para cada servidor que tenha direito à aceleração da progressão por capacitação.
Trata-se de trabalho minucioso e volumoso, considerando a necessidade de análises, levantamento dos valores retroativos, a contar de 01/01/2025 e os efetivos lançamentos das acelerações, referente ao quantitativo de aproximadamente 3000 servidores técnicos.
O trabalho vem sendo executado com a total capacidade operacional das equipes responsáveis e demandará tempo para lançamentos, com efeitos financeiros, a partir de junho/2025.