Exames médicos periódicos 2022

UFPR convoca servidores para exames médicos periódicos

publicado: 27/07/2022 15h22,
última modificação: 27/04/2023 10h55

Os servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram a ser chamados, nesta semana, pelo SouGov.br (app ou web) para participar dos exames médicos periódicos, que contemplam exames laboratoriais e consulta médica – e podem abranger outros complementares.

A previsão é de que a Unidade de Saúde Ocupacional do Servidor (USOC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) convoque mais de 4 mil servidores para os exames em 2022. Cada servidor será convocado pelo SouGov.br e receberá uma notificação automática no endereço de e-mail que está cadastrado no SIAPE, conforme a programação abaixo:

A PROGEPE ressalta que a participação dos servidores é fundamental, por meio da confirmação da realização ou da recusa dos exames, que deve ser formalizada no SouGov.br. Os exames serão requisitados conforme idade, sexo e o grau de exposição aos fatores de risco nos ambientes de trabalho (físicos, químicos e biológicos).

De acordo com Danillo Ramos, chefe administrativo da USOC, a participação é recomendada e permite à instituição acompanhar a saúde dos servidores, elaborar programas de vigilância e promoção da saúde e rastrear e diagnosticar de forma precoce os agravos à saúde relacionados ao trabalho. Os exames médicos periódicos integram a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal.

Os servidores lotados nas Pró-reitorias, superintendências (exceto SUINFRA), no gabinete da Reitoria, na Biblioteca Central e nos setores de Educação, Artes, Comunicação e Design, Ciências Jurídicas e Ciências Humanas farão parte do primeiro grupo convocado.

Em agosto, serão chamados os setores de Educação Profissional e Tecnológica, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e a Superintendência de Infraestrutura. Em setembro, haverá a convocação dos técnicos e docentes lotados nos setores de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, no Setor Litoral e no Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM). No mês seguinte, em outubro, encerram-se as chamadas com o grupo pertencente ao Setor Palotina e aos campi Toledo e Jandaia do Sul.

Acesse todas as orientações para participar dos exames médicos periódicos da UFPR aqui, ou baixe o arquivo PDF.