Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor – CAISS realiza Planejamento de Atividades para 2021

publicado: 19/04/2020 10h53,
última modificação: 01/04/2022 16h24

A Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor – CAISS, realizou um planejamento de suas atividades para o ano de 2021, mantendo como objetivo principal o acompanhamento do quadro epidemiológico do perfil da saúde laboral dos servidores atendidos pela Coordenação, obtendo o controle, gerenciamento e manutenção dos indicadores de vulnerabilidade de saúde ocupacional.

As ações que vem sendo executadas e que serão mantidas foram mapeadas, sendo os objetivos específicos:

1. Obter, controlar, gerenciar e manter indicadores de vulnerabilidade de saúde ocupacional;

2. Acompanhar o atendimento de demandas biopsicossociais geradas por conflitos advindos dos contextos social, emocional e familiar dos servidores;

3. Analisar e monitorar as condições ambientais e individuais de segurança no trabalho;

4. Promover a atenção primária no campo biopsicossocial às necessidades de atendimento apresentadas pelos servidores integrantes do público-alvo;

5. Proporcionar o atendimento pericial, de vigilância e promoção de saúde, e de ações preventivas conforme as orientações legais;

O desenvolvimento das atividades relacionadas à área de saúde tem no relacionamento humano sua principal característica de aplicabilidade e mensuração. Integrará assim, um perfil metodológico desenvolvido pelas equipes multiprofissionais nas ações desta Coordenadoria, visualizando como meta fundamental, um trabalho de formação e desenvolvimento de real sentido de equipes, baseado essencialmente na estruturação, compartilhamento e gerenciamento de projetos/programas e seus respectivos fluxos de trabalho, assim identificados:

1. Programa Quadro Epidemiológico da Comunidade UFPR.

O programa é composto de levantamentos e relatórios periódicos com detalhamentos que permitem identificar o quadro geral da saúde e segurança da comunidade atendida pela CAISS. Os registros permitem a orientação dos programas e ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças/acidentes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade UFPR.

1. Programa de Monitoramento da Saúde no Trabalho.

O programa é composto de ações que visam intervir no processo de adoecimento dos servidores, nos aspectos individuais e nas relações coletivas do ambiente de trabalho. Visa ainda avaliar o estado da saúde física dos servidores para o exercício de suas atividades laborais.

1. Programa de Monitoramento do Absenteísmo em Saúde.

O programa visa monitorar a quantidade de dias de afastamento por licença saúde dos servidores, e dispor de informações para atuação da promoção em saúde e prevenção de doenças.

1. Programa de Imunizações na UFPR.

O programa é composto de estratégias de vacinação no âmbito da UFPR, inserindo a imunização e o combate de endemias nos campi da instituição. Oferta de suporte à rede SUS na atualização das cadernetas de vacinação da comunidade universitária.

1. Programa de Produção do Cuidado em Saúde Mental.

O programa é composto de que visam avaliar e acompanhar o estado da saúde mental dos servidores no exercício das suas atividades laborais. Ainda, prevê o atendimento das demandas biopsicossociais geradas por conflitos advindos dos contextos social, emocional e familiar dos servidores.

1. Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

O programa contempla plano e ações que orientam a gestão da qualidade de vida e promoção da saúde na UFPR. É composto ainda pela pesquisa de clima organizacional, qualidade de vida ou de satisfação com o trabalho, importante fonte para a realização dos planejamentos em saúde.

1. Programa de Prevenção em Saúde.

O programa visa promover a prevenção, detecção precoce e o tratamento de doenças, sejam elas relacionadas ao trabalho ou não, na comunidade atendida pela CAISS.

Nos anos de 2018, 2019 e 2020, diversas ações que compõem os Programas acima citados foram desenvolvidas, conforme os registros evidenciados abaixo:

I Encontro de Bem-estar e Qualidade de Vida da UFPR

II Seminário de Saúde Mental do Casa 4

Mutirão preventivo de câncer de colo de útero

Exames Médicos Periódicos

Elaboração dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais

Curso básico de Prevenção de Incêndios

Ciclo de Palestras “Conversando sobre saúde”: Doenças Respiratórias – Prevenção e Cuidado, Prevenção de Fatores de Risco para Doença de Alzheimer e outras Demências, Ginecologia Natural: um olhar para a natureza feminina e seus ciclos, Tecnologia e saúde mental: como lidar com as redes sociais?, Saúde financeira, Automedicação, alertas sobre os riscos, Suplementos Nutracêuticos e Fitoterápicos: Indicações e formas adequadas de uso (vídeo da UFPR TV), Atividade física dentro e fora do trabalho, Autocuidado com Terapias Naturais,

Instruções e procedimentos da concessão de benefícios à saúde suplementar e atividades correlatas

Campanha de vacinação contra gripe

Campanha Outubro Rosa

Projeto “Fazendo as Pazes com a Comida e com o seu Corpo”

Oficinas de Preparação para a Aposentadoria “Vida Sim”

Curso Gestão de Finanças Pessoais

Além disso, a CAISS mantém a previsão de aquisição de equipamentos e insumos ao longo do ano para manutenção das ações em saúde e a expectativa de melhoria da infraestrutura dos espaços físicos visando ofertar um melhor atendimento à comunidade universitária.