Ainda pela manhã, o evento realizou uma mesa redonda com o tema “Voluntariado, cuidando de outros também cuido de mim”, onde as debatedoras Zelinda de Bona e Rosane Medonça dividiram com os aposentados suas experiências de trabalho voluntário.
Zelinda de Bona, que coordena o Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto, conversou com o público sobre a importância de sabermos procurar ajuda quando precisamos e também poder oferecer ajuda a quem está ao nosso lado. Rosane Mendonça compatilhou suas viências no trabalho voluntário e ressaltou o retorno pessoal que ele pode oferecer. “Eu fui muito mais ajudada do que ajudei”, disse a debatedora. A mesa terminou com um momento de abraço entre todos os participantes do Encontro.
Depois do almoço, para debater o tema “Sexo na Terceira idade”, o Encontro de Aposentados contou com a presença da psicóloga Clementina Menghini. Para desfazer o tabu, Clementina incentivou os aposentados a não terem vergonha do próprio corpo e que é muito importante continuar com uma vida sexual ativa em qualquer idade. “Nós fomos criados dentro de uma moral cristã muito forte em relação ao sexo, mas ele é saudável e só nos faz bem”, disse a psicóloga.
Seguindo as atividades do Encontro no período da tarde, o advogado do Sinditest, Ramon Bentivenha e a psicóloga da PROGEPE, Selma Lamas, apresentaram o Estatuto do Idoso para os aposentados. Cada participante recebeu um Estatuto e orientações jurídicas e psicológicas sobre o assunto.
Ramon Bentivenha e Selma Lamas
Para finalizar com chave de ouro o II Encontro de Aposentados e Pensionistas do Sinditest a professora Martha Cecília realizou uma divertida palestra sobre técnicas de relaxamento com os participantes.
ASCOM – SINDITEST – PR