Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2022

publicado: 17/10/2022 15h41,
última modificação: 31/10/2022 08h27

A UFPR informa que os servidores docentes e técnico-administrativos já podem acessar a pesquisa de Autoavaliação Institucional 2022, no período de 13 a 27 de outubro.

A partir dessa edição, as avaliações institucionais serão disponibilizadas em nova plataforma, desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (PRA).

A plataforma está disponível no ícone “Formulários UFPR”, no menu lateral esquerdo da Intranet UFPR. No entanto, o servidor pode utilizar o link de acesso rápido, que o direcionará à pesquisa, após efetuar o login na Intranet UFPR.

Link de acesso rápido para servidores lotados no Complexo do Hospital de Clínicas:

Link de acesso rápido para os demais servidores:

Os dados de login são requeridos apenas para acesso à Intranet UFPR, de forma que o sistema identifique o vínculo do respondente com a universidade, bem como sua unidade de lotação, a identidade do servidor será preservada nos resultados da pesquisa.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela condução da Autoavaliação Institucional e reforça a importância da participação do público para o autoconhecimento, planejamento e desenvolvimento institucional, com foco na melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Sobre a Autoavaliação Institucional

A Autoavaliação Institucional, coordenada pela CPA, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto também pelas avaliações externas da instituição e dos cursos de graduação, assim como, pelo ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

O conjunto dessas avaliações visa garantir o padrão de qualidade da educação superior, os resultados são utilizados nos atos de recredenciamento da instituição e de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

O SINAES propõe que se considere, para fins da avaliação interna, dez dimensões integradas a cinco eixos avaliativos. A análise dos resultados e a proposição de ações deve ser trienal, cabendo a cada instituição organizar-se conforme sua realidade organizacional e condições de funcionamento.

A partir de 2021, a CPA aprovou a organização dos eixos e dimensões de forma trienal (2021-2023), conforme orientação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A nova organização visa atender à proposta do SINAES e melhorar o aprofundamento das diversas políticas, programas e serviços institucionais, tornando os instrumentos de pesquisa menos cansativos e extensos.

Nesse segundo ano do triênio avaliativo as dimensões contempladas nos questionários são: responsabilidade social, graduação, extensão, cultura, pós-graduação lato sensu, comunicação, atendimento aos discentes e infraestrutura, além da pesquisa de satisfação e da avaliação do próprio instrumento.

O instrumento de pesquisa destinado aos servidores lotados no Complexo do Hospital de Clínicas está organizado de acordo com a realidade do órgão, portanto, os temas abordados consideram as diretrizes do SINAES e as condições e políticas pertinentes ao CHC.

A divisão das dimensões por ano do triênio pode ser conferida nesta imagem:

Participe! Ajude a aprimora nossa instituição.

Dúvidas ou mais informações: seai@ufpr.br / cpa@ufpr.br

Conheça a CPA: cpa.ufpr.br