A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que, em razão da recente atualização do quadro de pontuação dos editais de classificação para afastamento de servidoras(es) interessadas(os) em realizar estudos de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, e considerando manifestações recebidas da comunidade docente, será adotado um período de transição quanto aos critérios de avaliação de produções intelectuais.
A atualização decorre das mudanças promovidas pela CAPES no critério de avaliação de artigos científicos. Com a extinção do indicador Qualis CAPES, a avaliação passa a considerar as bases de indexação. No entanto, compreende-se que parte significativa das produções realizadas nos últimos cinco anos foi planejada e publicada com base no antigo critério de classificação.
Dessa forma, neste e nos quatro próximos editais de afastamento, que serão publicados em 2026 e 2027, será facultado à(ao) candidata(o) optar por:
- Submeter-se à avaliação conforme o quadro de pontuação atualizado, considerando a indexação em bases de dados; ou
- Submeter-se à avaliação conforme o quadro de pontuação anterior, baseado no indicador Qualis CAPES.
Após o período de transição, a partir do edital de 2028, passará a vigorar exclusivamente o quadro de pontuação atualizado.
Essa medida tem por objetivo assegurar previsibilidade e equidade no processo de classificação, garantindo que produções intelectuais realizadas sob a vigência do Qualis CAPES não sejam desconsideradas, ao mesmo tempo em que a UFPR se adequa às mudanças recentes da pós-graduação em âmbito nacional.
Para acesso aos quadros de pontuação, acesse os links:
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Teams da CDP, e-mail cdp.progepe@ufpr.br ou pelo telefone (41) 3360-4513.